Placa braile para banheiro PCD

Placa braile para banheiro PCD

O sistema de leitura em braile tem sido cada vez mais usado nos ambientes públicos e privados.

As placas são um meio de sinalização para os deficientes visuais e visão baixa e por isso são muito importantes.

O  uso da placa braile para banheiro PCD, é desse modo uma adequação da sinalização no uso do alfabeto especial.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia este artigo até o final.

 

 

O que significa o sistema braile?

No século XIX foi inventado um sistema de escrita e leitura tátil onde as pessoas cegas ou com baixa visão usavam a combinação em alto relevo identificando as letras, números e símbolos, podendo dessa forma se comunicarem .

O Francês Louis Braille desenvolveu essa linguagem  no ano de ( 1809-1852) sendo deficiente visual e anos mais tarde, usada em todo mundo.

O acesso ao alfabeto especial tornou a vida das pessoas deficientes bem melhores, inclusive  o uso da  placa braile para banheiro PCD  tem facilitado nesse sentido.

 

 

Para que servem as placas Braile

Para que os deficientes visuais se sintam mais seguros, o uso da placa Braile para banheiro PCD tem sido  utilizadas largamente. Além de gerar nos deficientes maior segurança, os deficientes sentem-se mais autonomos.

 

 

Como as placas devem estar localizadas nos banheiros

A sinalização através da placa em Braile para banheiro PCD deve estar da melhor forma de localização possível, portanto estarão na entrada e saída dos banheiros sejam os masculinos quanto os femininos.

Para tanto, existem as normas de acessibilidade que tem como finalidade promover a igualdade de direitos de ir e vir nos locais, essas normas são:ABNT NBR 9050.

A placa braile para banheiro PCD deve ser fixada no batente ou parede  adjacente, no lado onde estiver a maçaneta, a uma altura mínima de 0,90m e máxima de 1,10m do piso até a base da placa , com distância de 15 cm da porta.

 

 

Regras para instalação das placas de sinalização em braile

 

  • Nas portas de passagens esta sinalização deve ocorrer através de placas com números e letras e pictogramas com sinais em texto e relevo, incluindo em braile.

 

  • A sinalização da placa em braile para banheiro PCD deve estar posicionada na faixa de alcance estabelecida pela Norma ABNT e NBR 9050: que será entre 1,20 e 1,60 m, no plano vertical.

 

  • Se a placa em braile para banheiro PCD for colocada entre 0,90 e 1,20 metros, então será colocada na parede e sempre ao lado da maçaneta e em plano inclinado, que será entre 15 e 30° da linha horizontal.

 

  • Se a instalação for na porta, as placas devem ser centralizadas e sem informações táteis, sendo obrigatório existir uma informação na parede adjacente ou no batente.

 

  • Portas duplas: A placa deve ficar na porta da direita.

 

  • Na passagem: A placa deve ficar na parede adjacente.

 

 

Observação importante

O relevo aplicado nas placas devem respeitar a altura mínima de 1,5 cm. E todos os elementos da sinalização devem apresentar formas que não agridam os usuários, não permitindo cantos vivos ou arestas cortantes.

 

 

Conclusão

As placas de sinalização em braile são usadas nos banheiros para que os defcientes visuais e baixa visão possam ter o mesmo acesso que as outras pessoas, e dessa forma se sentirem com mais autonomia.

É de grande importância que as placas sejam instaladas nos banheiros sempre respeitando as normas da ABNT e NBR 9050/2015, evitando dessa forma que seja aplicadas nos estabelecimentos uma multa.

Se você gostou ou se ficou com alguma dúvida em relação a este artigo, deixe seu comentário aqui e teremos o prazer em te responder. Até mais.



Deixe uma resposta