Faixa de degrau ou cantoneira de escada onde instalar?

Faixa de degrau ou cantoneira de escada onde instalar?

Como o título já sugere, a faixa de degrau ou cantoneira de escada deve ser colocada na quina de cada degrau de uma escada.

Serve para que deficientes visuais ou de baixa visão consigam identificar uma escada e seus degraus.

Nesse sentido, é interessante pensar na segurança das pessoas deficientes proporcionando a elas todas as informações que a faixa possa oferecer.

Se você tem interesse em saber mais sobre este artigo, leia até o final e ficará por dentro de tudo em relação a faixa de degrau!

 

 

O que significa faixa de degrau?

Esta faixa é muito comum em locais onde a circulação de pessoas deficientes ou com baixa visão circulam.

Para que essas pessoas tenham mais segurança e autonomia no momento do tráfego, é muito importante observar o seu uso.

Os PCDs precisam de uma orientação nesse momento em que estão trafegando por esses ambientes onde possuem escadas, mas para que não não haja acidentes a faixa de degrau ou cantoneira deve ser posta na escada.

 

 

É muito importante a instalação da faixa de degrau

A faixa de degrau ou cantoneira é peça importante na hora de se fazer a sinalização nos degraus de uma escada, sendo as faixas fotoluminescente, impedirá que aconteça acidentes por negligência.

A ABNT 9050, diz que esta faixa serve como um norte para os PCDs. Além de funcionar para os deficientes visuais sem nenhuma visa, baixa visão, também é muito útil para idosos e outras pessoas que usam óculos de grau forte.

Geralmente as cores utilizadas nessas faixa de degrau ou cantoneira são as seguintes:

 

  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • Vermelho

 

Além das faixa de degrau ou cantoneira de borracha ainda tem a fotoluminescente em PVC, faixa de sinalização em Policarbonato, faixa de sinalização com grãos de arroz(antiderrapante) em Poliuretano.

 

 

Faixa de degrau ou cantoneira fotoluminescente

faixa de degrau ou cantoneira no perfil fotoluminescente atende a norma 13434-3 de sinalização de emergência.

Esta faixa tem o objetivo de dar  a informação precisa ao usuário sobre localizaçã das escadas em rota de fuga.

Em caso de incêndio ou em qualquer outra situação de emergência, em locais escuros, a cantoneira será de grande utilidade devido a sua luminosidade, que dessa forma conduzirá as pessoas evitando quedas e muito mais.

 

 

Onde instalar a Cantoneira Fotoluminescente

  • Durante o dia e a noite, é importante que as cantoneiras sejam instaladas em locais bem vísiveis e sua instalação deverá ser feitas em locais que tenham escada como:
  • Construção civil
  • Comércio em geral
  • Indústrias
  • Casas noturnas
  • Casas de show
  • Setor hoteleiro
  • Cinemas (na indicação das escadas)
  • E em todo local onde a visão noturna é de dificuldade.

 

 

Especificações das escadas

No local onde as pessoas deficientes visuais utilizam escadas, é importante observar algumas características  para a segurança dessas pessoas.

As dimensões de pisos e espelhos devem ser constantes em toda escada, atendendo as seguintes condições:

  • Pisos (p): 0,28 m<p< 0,32 m;
  • Espelhos (e) 0,16 m <e<0,18 m; 0,63 m<p+2e<0,65 m.

 

 

Conclusão

Na orientação e guia de pessoas deficientes em escadas, a cantoneira ou faixa de degrau é um elemento de grande importância, auxiliando grandemente para que nenhum acidente venha acontecer a essas pessoas.

O uso das cantoneiras nas escadas é uma norma de sinalização de emergência, portanto necessita de atenção quanto à sua aplicação. A sua negligência poderá acarretar acidentes graves.

Se você gostou ou se ficou com alguma dúvida em relação a este artigo, deixe um comentário abaixo e teremos o imenso prazer em te responder brevemente! Até mais.

 



Deixe uma resposta