Barra de apoio para banheiros qual funcionalidade?

Barra de apoio para banheiros qual funcionalidade?

A barra de apoio contribui para a segurança e o conforto de pessoas que tem necessidade de ajuda ao utilizar o vaso sanitário, chuveiro e demais  componentes do banheiro. Por serem peças de apoio, dão maior segurança.

Se você tem interesse em saber mais sobre a barra de apoio, leia este artigo até o final e fique por dentro de tudo!.

 

 

O que a Lei diz sobre a barra de apoio

Projeto de Norma ABNT NBR 9050:2008 – Os sanitários e vestiários acessíveis devem obedecer aos parâmetros desta norma no que diz respeito à instalação de bacia, mictório, lavatório, boxe de chuveiro, acessórios e barras de apoio.

Barras de apoio: Todas as barras de apoio utilizadas em sanitários e vestiários devem suportar a resistência a um esforço mínimo de 1,5 KN em qualquer sentido, ter diâmetro entre 3cm e 4cm, e estar firmemente fixadas.

A sua fixação deve ser em paredes ou divisórias a uma distância mínima de 5M da face interna da barra. As extremidades da barra de apoio, devem estar fixadas ou justaspostas nas paredes.

Poderá também ter desenvolvimento contínuo até o ponto de fixação em formato curvado.

Se for necessário, os suportes intermediários da barra de apoio, de fixação devem estar sob a área de empunhadura, garantindo a continuidade de deslocamento das mãos.

 

 

Material para barra de apoio

Se o material da barra de apoio for metálico, as barras de apoio e seus elementos de fixação e instalação devem ser de material resistente à corrosão,e com aderência, conforme ABNT NBR 10283 e ABNT NBR 11003.

 

 

Como deve ser a localização das barras de apoio

A barra de apoio é um acessório de grande utilidade para pessoas deficientes e também para pessoas que sofreram algum tipo de cirurgia entre outros. Sua localização deverá atender às seguintes condições:

Será colocada junto à bacia sanitária, na lateral e no fundo, a barras de apoio horizontais para apoio e transferência,  com comprimento mínimo de 0,80 m, a 0,75 m de altura do piso acabado (medidos pelos eixos de fixação).

A distância será entre o eixo da bacia e a face da barra de apoio lateral ao vaso deve ser de 0,40 m,, estando esta posicionada a uma distância mínima de 0,50 m da borda fronta da bacia.

A barra de apoio da parede do fundo deverá estar a uma distância máxima de 0,11 m da sua face externa à parede e estender-se no mínimo 0,30 m além do eixo da bacia, em direção à parede lateral.

Na impossibilidade de instalação da barra de apoio laterais, poderão ser barras de parede lateral articulada. Se for bacia acoplada, a barra de apoio deverá ser na parede do fundo, evitando a caixa como apoio.

A distância mínima entre a face interior da barra de apoio e a tampa da caixa acoplada deverá ser de 0,15 m.

 

 

Principais tipos de barras de apoio

 

 

 

Utilidade das barras de apoio para o deficiente

Muitas vezes as pessoas  deficientes têm a sensação de estar incomodando. Com o uso da barra de apoio, elas se sentirão com mais autonomia ao se movimentarem e fazerem sua higiene pessoal

A partir do momento do seu uso, as pessoas deficientes se sentirão mais firmes e seguras, trazendo dessa forma para elas, um aumento considerável de autoestima.

 

 

Conclusão

O uso da barra de apoio nos banheiros e sanitários tem o objetivo de contribuir auxiliando às pessoas deficientes e mesmo aquelas que passaram por alguma cirurgia, a se locomoverem com a sua ajuda.

O seu apoio é muito útil no momento em que a pessoa precisa fazer algum esforço, sem a necessidade da ajuda de outra pessoa.

Se você gostou ou se ficou com aguma dúvida em relação ao artigo, deixe um comentário, e te responderemos em breve! Até mais.



Deixe uma resposta