Levantamento técnico para adequação ou readequação acessibilidade como se dá?

Levantamento técnico para adequação ou readequação acessibilidade como se dá?

Ao se fazer um levantamento técnico acessibilidade, estará sendo feitas todas as medições e cálculos e avaliações para adequar ou readequar as pessoas nesse novo ambiente, onde será necessário a presença de um Técnico.

É de grande importância que se faça o levantamento técnico acessibilidade nos ambientes e que adequem ou readequem os locais para o acesso dos deficientes de forma que se sintam incluídos e confortáveis.

 

 

Conceito de acessibilidade

No Decreto 5.296 (2004) diz que a acessibilidade é condição para utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações e serviços de transportes  e outros.

Para saber as condições de acessibilidade para os deficientes, visuais ou de baixa visão, ou de mobilidade, será preciso que um especialista no assunto, como um  técnico, avalie por meio de inspeção os locais frequentados.

O técnico fará a avaliação e informará sobre as necessidades de adequação ou readequação para os defientes. O levantamento técnico acessibilidade deve ser de acordo com com a NBR 9050 de 2004.

 

 

Edificação pública-Adequação

Se por um acaso houver uma mudança em ambientes de um prédio público, o técnico especialista fará toda avaliação, com fichas, descrevendo todas as mudanças para que sejam adequadas aos deficientes.

Na adequação para os deficientes visuais, o técnico deverá dar ênfase aos aspectos de projetos que  visem a inclusão e à acessibilidade para que os deficientes se  sintam satisfeitos e confortáveis nesse adequamento.

Para o levantamento técnico acessibilidade em  espaços, equipamentos e mobiliários urbanos, é preciso estar atento as normas e regulamentações.

Para a avaliação de uma edificação é necessário o preenchimento com 282 exigências, vejamos algumas divisões por itens:

 

 

 

Investindo na adequação

Quando se fala em investimento vem logo na mente que haverá muitos gastos extras e que por fim isso não é bom negócio, porém quando se investe para que se tenha acessibilidade, deve-se acreditar no melhor.

Pensando em levantamento técnico acessibilidade, é pensar que as pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida, incluindo idosos e pessoas que possuem uma enfermidade, fazem parte de um sistema de economia.

Investindo na adequação ou readequação trará para os deficiente, idosos, entre outros:

 

 

 

Contribuição no Levantamento técnico de Adequação para os deficientes

Havendo levantamento técnico acessibilidade, quer dizer que para as pessoas deficientes, que antes eram vistas com desigualdade, agora será igual, ele passa a ter e usufruir dos mesmos direitos que os outros,.

Dessa forma, a contribuição nessa adequação é questão de equiparação aos outros em relação ao tratamento. Antes ele não era aceito, agora goza dos mesmos direitos.

Sendo a adequação na questão da informação e sinalização, que são as placas, mapas, sinais sonoros, e elementos de nformação como verbais, linguagem em braille, a contribuição será  na quebra de barreira na comunicação.

Antes o deficiente não falava porque não havia meio de comunicação, agora com o levantamento técnico, se fez a adequação e com ela veio a acessibilidade, dessa forma agora é possível haver comunicação.

 

 

Conclusão

O processo de acessibilidade só acontecerá a partir do momento em que houver o  reconhecimento verdadeiro sobre a conscientização das questões da igualdade para todos.  Todos têm direitos iguais perante a Lei.

Os espaços, o mobiliário,os equipamentos e demais coisas são direitos que precisam ser conquistados e  adequados a todos igualmente.

Se você gostou ou se ficou com alguma dúvida em relação a este artigo, deixe um comentário e te responderemos em breve! Até mais.



Deixe uma resposta