PISO TÁTIL EM PVC/EMBORRACHADO OU SINALIZAÇÃO DO PISO ALERTA E DIRECIONAL

PISO TÁTIL EM PVC/EMBORRACHADO OU SINALIZAÇÃO DO PISO ALERTA E DIRECIONAL

O piso tátil em PVC tem a função de sinalizar as pessoas com deficiência visual ou de baixa visão, avisando mudança de trajeto ou perigo. O piso age dando segurança e autonomia para essas pessoas no seu dia a dia.

É chamado de piso de bolinha ou piso guia, e é diferente dos demais pisos por suas cores e texturas. O piso tátil em PVC é de uso fundamental nos ambientes frequentados pelos deficientes visuais.

Se você quer saber mais sobre este assunto, leia este artigo até o fim e fique po dentro de tudo! Vem comigo!

 

 

Normas para uso do piso tátil em PVC

As normas de acessibilidade do piso tátil em PVC, são ABNT NBR 9050:2015 e a ABNT 16537:2016 e estabelecem que devem ser utilizados como modo de direcionamento em grandes espaços e equipamentos urbanos.

As normas também diz que esses pisos são usados como meio de alerta, atenção ou posicionamento diante de obstáculos, escadas, elevadores, degraus, rampas e outros mais.

 

 

Locais onde os pisos táteis em PVC são instalados

Sendo os sinais táteis em sua grande maioria de linguagem visual e tátil, através de texturas, relevos e cores constrastantes, o piso tátil em PVC pode passar informação correta ou não, objetiva, ou não, vai depender de um bom projeto.

Nesse sentido, precisa que tenha um bom profissional  para que nesse momento  a aplicação seja com uma linguagem clara e objetiva. O piso tátil em PVC, pode ser aplicado em locais como:

 

  • Edífios públicos
  • Edifícios privados
  • Edifícios residenciais
  • Estações de metrô

 

 

Modelos e cores dos pisos emborrachados

Modelos

Quanto aos modelos dos pisos, estes podem ser os emborrachados que são considerados os mais comuns, além de manter uma informação precisa e direciona os deficientes visuais  e os de  baixa visão por trajeto seguro.

Podem ser encontrados do tipo Direcional e os do tipo Alerta, sendo muito importante que estes pisos sigam todas instruções feitas pela Normas NBR 9050. A superfície desse piso deve ser chanfrada sem exceder a altura de 2mm.

O piso tátil em PVC  deve ser integrado ao chão, sem desníveis na sua composição, pois caso tenha desnível, poderá causar acidentes. No momento de escolher, escolha o piso tátil emborrachado, seu custo é bem menor!

 

 

Cores

Quanto as cores do piso tátil em Pvc emborrachado, são apresentadas para compra nas seguintes cores:

 

  • Azul
  • Amarelo
  • Cinza
  • preto

 

Sendo um piso de fácil instalação, é fixado ao chão com adesivo de contato e é indicado para ambientes internos. Com cores diversas, este piso permite criar no ambiente uma harmonia e estilo.

Suas placas possuem linhas em relevo que servem para indicar a direção, já as bolinhas indicam a mudança de direção. Esses detalhes facilitam a percepção dos relevos com o uso da bengala que os deficientes usam para se guiarem.

Já as cores auxiliam muito na direção pelas pessoas com deficiência de baixa visão.

 

 

Piso tátil emborrachado direcional e alerta

Na orientação do percurso a ser seguido, o piso tátil de PVC poderá orientar como uma linha de guia, fácil de percepção, sendo esta diferente dos outros pisos adjacentes à ele.

O piso alerta vai atuar com o objetivo de alertar quanto a uma mudança de direção ou um possível perigo existente no percurso, além de servir como proteção contra algum obstáculo.

Por serem coloridos, as pessoas de baixa visão usam informações táteis e visuais para se guiarem, já que o piso adjacente, é bem diferente, sendo de porcelanato, cerâmica ou mármore.

 

 

Conclusão

Na área interna dos ambientes frequentados por deficientes visuais e baixa visão, os pisos táteis em PVC emborrachados são de grande utilidade, podendo servir como orientação e guia, dando segurança e autonomia aos deficientes.

Se você gostou ou se ficou com alguma dúvida em relação a este artigo, deixe um comentário abaixo!



Deixe uma resposta