Placa braile para corrimão para que serve?
A placa braile para corrimão é utilizada na identificação de pavimento nas escadas sociais, emergências e rampas diversas na orientação dos deficientes físicos visuais. Esta sinalização deve ser feita no início e fim do corrimão.
Se você quer saber mais sobre como utilizar a placa braile para corrimão, leia este artigo até o final e ficará por dentro de tudo.
O que é a placa de identificação em braile
A placa braile para corrimão é essencial na informação para pessoas cegas ou mesmo aquelas com baixa visão.
Estas placas são colocadas no início e no fim do corrimão com o intuito de guiar as pessoas, evitando acidentes.
É claro que além da placa braile para corrimão existem outros sistemas de sinalização para pessoas deficientes, porém a placa é um ítem fundamental para guiá-las. A instalação dessas placas devem ser de acordo com a NBR 9050.
A placa braile para corrimão irá orientar o deficiente visual na questão da memoriazação por exemplo do andar onde este está, pois dessa forma além de saber o andar onde se encontra, ele saberá também onde termina a escada.
Material para a fabricação da placa braile
Em primeiro lugar, a placa para braile para corrimão deve cumprir todas as determinações da Norma ABNT 9050 e podem ser feitas de alumínio. As Leis e as Normas que regulamentam essa sinalização são:
- Decreto Federal 5.296 de 2004;
- Lei Brasileira da Inclusão nº 13.146 de 2015;
- NBR 9050 de 2015;
- NBR nº 16.537 de 2016.
Além de atender os padrões mínimos de dimensão e relevo, a placa braile para corrimão deve ser feita com material linha garantindo durabilidade e total fixação no corrimão da escada, sendo que a de alumínio merece destaque.
Motivo da preferência de placa braile para corrimão de alumínio:
- Maior resistência contra erosão;
- Facilidade na instalação;
- Garantia de um padrão estético acima da média.
Locais onde as placas braile podem ser instaladas
Em todo e qualquer local onde existe uma escada, seja em ambientes públicos ou privados, pode haver uma placa braile para corrimão, sendo dessa forma apenas uma questão de conscientização aos portadores dessa deficiência.
Além dos corrimões, alguns locais podem haver essa instalação:
- Teatros;
- Restaurantes;
- Escolas;
- Clubes;
- Cinemas;
- Bares;
- Prédios públicos e privados;
- Prédios comerciais
- Shoppings Centers;
- Bancos;
- Auditórios, etc.
Observação
São necessárias duas peças de placa braile para corrimão, sendo para lado esquerdo e lado direito, totalizando quatro peças. Essa contagem irá se repetir caso tenha mais de um lance de escada e rampas.
Siglas e nomeclaturas para utilização e sinalização tátil das placas em braile
- SS – Significa Subsolo
- SS1 – Significa Subsolo 1
- G – Significa Garagem
- G1 – Significa Garagem 1
- T – Significa Térreo
- 1 – Significa Piso 1
- 2 – Significa Piso 2
- SF – Significa Salão de festas
- P – Significa Playground
- MZ – Significa Mezanino
- COB – Significa Cobertura
Observação útil
Ao instalar a placa braile para corrimão atente para que sejam aplicadas na parede da escada, alinhada com a sinalização tátil de corrimão. A placa será de 10×10 cm, Fonte Arial 200 (5cm) Braile 27 (7,4 cm).
Conclusão
A instalação das placas em braile nos corrimões das escadas são indispensáveis para orientar as pessoas com deficiência visual, sejam cegas ou com baixa visão, indicando para elas a localização exata por onde circula.
Seguindo todas as recomendações da ABNT 9050/2015 o local a ser frequentado por esse grupo de pessoas não sofrerá nenhum tipo de infração.
Se você gostou ou se ficou alguma dúvida em relação a este artigo, deixe um comentário abaixo e teremos o prazer em te responder. Até mais.