Alarme de emergência para sanitário ou alarme sanitário para banheiro

Alarme de emergência para sanitário ou alarme sanitário para banheiro

O alarme de emergência para sanitário é um equipamento amplamente utilizado em ambientes de confinamento como banheiro e  como o próprio nome já diz, é usado em caso de emergência  alertando sobre um acidente.

Para você entender melhor sobre este assunto e entender como funciona este tipo de alarme,  leia este artigo até o final e ficará por dentro de tudo.

 

 

Normas para utilização do alarme de banheiro

A ABNT-NBR 9050:2015  diz que é obrigatório o uso de alarme nos sanitários, em locais publicos, que é um cômodo que dispõe de bacia sanitária, lavatório, espelho e demais acessórios para avisar no caso em que ocorra algum acidente.

Segundo a ABNT, os alarmes são equipamentos ou dispositivos capazes de alertar situações de emergência por estímulos visuais, táteis e sonoros devendo ser aplicados em espaços confinados como boxes, cabines, banheiros, etc.

E ainda diz que os alarmes elétricos em ambientes com instalações de água, como sanitários e cozinhas, o grau de proteção deve ser IP 66 e as instalações elétricas devem atender o disposto na ABNT NBR 5410.

 

 

Instalação do alarme de emergência nos sanitários

O alarme de emergência para sanitário, deve ser instalado em área interna e externa de espaços fechados ou confinados, garantindo a pessoa que o aciona a informação visual e auditiva, que funciona e que seja alcançado por ela.

E ainda, que os locais onde forem instalados os alarmes sejam obrigatoriamente monitorados e que o tom e a frequência desse alarme seja bem diferente por exemplo do alarme de incêncdio.

Dessa forma, o alarme de emergência para sanitário, deve ser instalado próximo ao seguintes locais:

 

  • Bacia
  • Boxe do chuveiro
  • Banheira (para uma pessoa sentada) ou em caso de queda nos sanitários.
  • Banheiros
  • Vestiários acessíveis

 

Um dos motivos principais que levam pessoas ou empresas, hospitais e outros locais a instalarem um alarme de emergência para sanitário é o fato de acontecer muitos acidentes principalmente com deficientes físicos.

O banheiro, por ser escorregadio, local onde se manuseia sabão e água é um local muito propício a acidentes, por isso um alarme é peça fundamental nesse cômodo.

Na instalação de dispositivos adicionais é recomendada que seja em posições estratégicas, como  lavatórios, portas e outros e sua altura para instalação deverá ser de 40 cm do piso, além de obedecer a cor de contraste com a parede.

 

 

Outros locais onde são instalados os alarmes de sanitários

Em alguns locais além do alarme de emergência para sanitário, deverá ser instalado  telefone, como:

 

  • Sanitários de locais de hospedagem
  • Instituições de idosos
  • Hospitais

 

 

Tipos de alarmes

Existem alguns tipos de alarme de emergência para sanitário encontrados no mercado, são vários tipo e você tem várias opções de escolha, como:

Alarme Audiovisual PNE/PCD – Bivolt 127/220v, ele é sem fio com disparo sonoro e visual simultâneo, para instalação em sanitários acessíveis para outros ambientes frequentados por pessoas com deficiência. NBR 9050:2015

Kit  PNE para vários banheiros e diversos acionadores com botoeira audiovisual, que atende a NBR 9050-2015.

Sirene Audiovisual de emergência para sanitário PNE (portador de Necessidades Especiais) – Modelos de Alarme de emergência para sanitário.  – possui cirene de 110 decibéis. Conformidade com NBR 9050.

 

 

Conclusão

Os alarmes de emergências instalados nos sanitários dos diversos locais como empresas, hospitais, azilos, sanitários em shoppings entre outros são equipamentos capazes de avisar em situação de emnergência.

O acionamento do alarme nos sanitários são de grande importância levando-se em consideração que muitos locais são frequentados por pessoas portadoras de doenças especiais e necessitam de uma melhor atenção.

Se você gostou ou se ficou com alguma dúvida em relação a este artigo, deixe um comentário e te responderemos em breve!



Deixe uma resposta

Precisa de Ajuda?