Sinalização Sonora PCD – Sinalização Sonora PNE Alarme de Emergência em Sanitários PCD´s e PNE importância para dar socorro devido

A sinalização sonora é importante em sanitários PCD’s (Pessoas com Deficiência), tendo em vista que os alarmes de emergência servem de ajuda para que essas pessoas possam identificar alguma forma de perigo ou dificuldade que encontraram no local.

Logo, não é difícil saber que estes tipos de alarme são essenciais. Por isso, trata-se de algo que é indispensável e não se deve ser negligenciado.

Sinalização sonora em sanitários PCD’s

Como já falado antes, a sinalização sonora em sanitários PCD’s pode ser tida como algo essencial, e que jamais deve ser negligenciado, pelos motivos mais óbvios.

Para isso, é necessário que esses alarmes estejam ao alcance dessas pessoas, fazendo com que elas se sintam seguras, mesmo em um ambiente completamente fechado.

Compreende-se por ambiente fechado lugares em que Pessoas com deficiência se sentem sozinhas, tais como sanitários acessíveis, boxes, cabines e vestiários isolados.

Todos estes locais precisam estar devidamente sinalizados por meio de dispositivos capazes de alertar situações de emergência por estímulos visuais, táteis e sonoros.

Dessa forma, a PCD pode saber que se precisar, pode contar com ajuda e por isso, não se sentirá ansiosa ou com medo de ficar só em um ambiente fechado, se for necessário.

Além disso, ela precisa ser informada que no ambiente é possível encontrar este tipo de alarme, e o que ela deve fazer se for necessário acioná-los.

Estando ela informada, ela pode ficar tranquila, e acionar assim que notar algo estranho.

Estar plenamente equipado com esses dispositivos pode irá passar mais segurança em seu local, o que, por sua vez, melhora muito a sua reputação entre as PCD’s e outras pessoas que reconhecem sua importância.

Por fim, esses alarmes devem ter características próprias, pois não devemos achar que PCD’s terão a mesma capacidade que uma pessoa sem deficiência.

Ou seja, o alarme deve ser pronto para elas, e não um alarme comum, que serviria para outras pessoas.

A sinalização sonora e a ABNT

A sinalização sonora deve estar de acordo com a ABNT, que é órgão que padroniza as normas técnicas, o que inclui a segurança de pessoas com deficiência.

Logo, é necessário que ela seja consultada antes de ser realizada a aplicação da sinalização, e isso, por si só, já diz muito a respeito da qualidade do ambiente em que a pessoa precisa estar.

De qualquer forma, a ABNT 9050 dá instruções realmente úteis, que jamais devem ser negligenciadas, nem deixadas de mãos!

Mantenha a segurança de PCD’s

Cuidar da segurança dessas pessoas é um dever de todos, principalmente do dono do ambiente em que ela está.

E uma das melhores formas de manter a segurança delas é simplesmente por instalar o alarme de emergência em lugares fechados em que elas estão afastadas do público geral.

Por causa de sua deficiência, essas pessoas não têm a mesma mobilidade e percepção dos sinais de alarme convencionais.

Assim, para garantir sua capacidade de ficar em ambientes fechados e garantir sua segurança em todas as circunstâncias, o dono do local deve ter seu prédio em uma forma a qual ela possa identificar os sinais de alarme específicos.

Além de a orientar quando há a necessidade é evacuar o local de forma independente para garantir a preservação de sua saúde e segurança.

Isso, por si só, já mostra que elas têm tanta importância como qualquer pessoa, e que deve devemos ser capazes de reconhecer e prestar ajuda quando for necessário.

Conclusão

Não deixe de garantir a seguranças dessas pessoas. Deixe que elas saibam que há sinalização sonora, e as informe como usar. Assim, você conseguirá evitar algumas formas de acidentes e agravos, além de mantê-las tranquilas e livres de preocupações e medos.



Deixe uma resposta