Sinalização de Portas- Placas de Identificação deve conter Alto Relevo e Braile 

Em um ambiente em que podemos encontrar diferentes salas, para diferentes funções, é normal ter uma placa de sinalização de portas, seja ela falando sobre a função, ou com o número da sala em questão.

Porém, PDC’s também precisam deste tipo de identificação, principalmente para saber onde estão e encontrar a sala que estão procurando. O mesmo se aplica a banheiros, cantinas e outros ambientes em especial.

A importância da sinalização de Portas

Como já mencionado anteriormente, as pessoas com deficiência visual podem ter certa dificuldade pare encontrar a sala que estão procurando, isso devido ao fato de que eles não enxergam, ou tem algum tipo de dificuldade na visão.

Logo, eles precisam de algo que esteja na capacidade deles de ler e interpretar para saber onde estão e em que rumo eles devem ir.

Para isso, existe a sinalização de portas em braile, ou seja, uma sinalização que seja na forma a qual eles conseguem ler.

O Braille é um sistema de escrita e leitura por meio de toque em partes com alto relevo, para uso por pessoas sem visão ou severamente deficientes visuais.

O sistema tem o nome de seu inventor, o francês Louis Braille, que perdeu a visão após um acidente, logo na infância.

Graças aos avanças da tecnologia e da informação, muitos PCD’s têm domínio do braile, e há também quem busque aprender por meio da internet ou outros cursos.

Mas por que estamos falando disso? Se nas portas há sinalização para que todos possam identificar o que procuram, por que essas pessoas não poderiam ter este mesmo direito?

Dessa forma, ao sinalizar as portas com o nome da sala, ou o número, é necessário que haja a sinalização em braile também, para que as pessoas com deficiência em visão consigam encontrar o ambiente procurado.

Além disso, essa sinalização irá ajuda-los a identificar onde aquela porta vai dar antes mesmo de entrar nela. Por exemplo, não seria constrangedor uma pessoa com baixa visão entrar no banheiro do sexo oposto?

A sinalização de acordo com a ABNT

A ABNT, o órgão que regula as normas técnicas, dá instruções de como deve ser a sinalização de portas no artigo 5.4.1. Confira:

Este detalhe não deixa de ser importante por vários motivos, tais como os listados no primeiro subtópico neste texto.

Por outro lado, a sinalização de portas está de acordo com a ABNT, o que, por sua vez, é muito benéfico tanto para as pessoas, como para o dono do local, tendo em mente que todos sairão ganhando, e ninguém perderá nada com isso.

É importante lembrar também que as técnicas em questão não devem ser negligenciadas, pois do contrário, pode haver sérios problemas para os envolvidos em casos de acidentes.

Por exemplo, se uma porta leva até a escada, deve está escrito em alto relevo e em braile, já que, se um deficiente visual entrar pela porta, ele pode acabar sofrendo um acidente, devido ao descuido do dono do local que não se preocupou em seguir a ABNT.

Tal situação poderia levar o deficiente visual a ter sérios problemas de saúde, e o dono do local a problemas jurídicos, ou seja, processos!

Deu para entender a importância de seguir essas normas?

Conclusão

O descumprimento dessas normas é perigoso, e pode acabar prejudicando a todos. Por isso, não deixe de investir em sinalização de portas conforme viu aqui, pois somente assim você conseguirá estar de acordo com a ABNT e se afastar de problemas futuros.



Deixe uma resposta