Sinalização de Pavimento – Placa de Corrimão com Alto Relevo e Braile- Sinalização de Corrimão

Os corrimões de um prédio precisam ter a sinalização de pavimento bem destacada, com placas de alto relevo e braile. Esse tipo de coisa serve para que pessoas com deficiência principalmente visual possam se guiar nestes ambientes.

Assim, é necessário que os proprietários destes locais trabalhem neste aspecto, principalmente por conta de que é seu dever mantes o ambiente seguro e acessível para todos.

A sinalização de pavimento

A sinalização de pavimento deve ser realmente eficaz, mostrando interesse por todas as pessoas em individual.

Porém, em lugares públicos ou até mesmo empresas e prédios empresariais e residenciais, é muito comum encontrar pessoas com deficiência, o que inclui também deficientes de visão, seja ela total ou parcial.

Logo, é preciso mencionar a necessidade de que os corrimões possam estar devidamente sinalizados, representado por cada pavimento em específico.

Nele, deve conter as informações necessárias para que a pessoa saiba qual o pavimento em que está, e principalmente, a forma como ela pode chegar a uma porta e sair das escadas.

O motivo pelo qual a sinalização é necessária é bem simples.

A pessoa precisa saber em que pavimento está, para que dessa forma, ela não acabe se perdendo nos andares do prédio, que muitas vezes, podem ser mais de 6 andares, o que pode fazer qualquer pessoa se perder facilmente.

Assim, não devemos ignorar a necessidade de que esses corrimões estejam devidamente sinalizados, com placas que tenham alto relevo e em braile.

Assim, a pessoa poderá se sentir segura, porque ela realmente está.

Essa sinalização também se aplica a rampas de acesso, onde pessoas com deficiência geralmente usam para se deslocar a uma parte mais alta, sendo esta um pavimento ou o ambiente na porta de entrada.

Além disso, as rampas devem ser devidamente pensadas para que cadeirantes e pessoas deficientes de visão possam facilmente identificar ainda a rampa está as levando.

A sinalização de pavimento de acordo com a ABNT

Seguindo as informações acima, podemos saber que a sinalização de pavimento está de acordo com as normas da ABNT 9050, onde pode ser encontrado no artigo 5.4.3 o seguinte texto:

Basicamente, a sinalização deve estar acessível para todo tipo de pessoas, o que não deixa de incluir PCD’s. Elas são quem mais precisam ser guiadas, ainda mais em ambientes como escadas e rampas.

Por isso, a sinalização deve estar próxima ao corrimão, e, como menciona a ABNT, “em alto relevo e em braile”.

Lembre-se da importância de manter essas pessoas confortável e tranquilas, sem medo de acabar sofrendo um acidente.

Fazendo isso, você vai estar cooperando para um bem comum e ajudando as pessoas que mais precisam de você.

A negligência pode levar a sérias consequências

A negligência com respeito as normas da ABNT 9050 poderia provocar certos tipos de acidentes, que por sua vez levaria uma PCD a um estado patológico preocupante.

Isso também poderia prejudicar você de diversas formas, incluindo no caso de você ter uma empresa, e ela poderia até mesmo ser fechada ou interditada por um tempo, algo que resultaria em uma grande perda de dinheiro.

Por isso, não deixe de colocar sinalização de pavimento adequada, próximo aos corrimões e da forma que você viu aqui. Assim, você pode se sentir tranquilo em manter um ambiente seguro e acessível para todos, sempre mostrando respeito por cada pessoa individualmente.



Deixe uma resposta