A importância do mapa tátil para PCD ou PNE

Imagine que você acabou de chegar em casa do trabalho por volta das 23 horas e ao acender a luz percebe que faltou energia, nesse momento você se encontra em uma escuridão, e ao caminhar pela casa esbarra em vários moveis que podem te machucar, não é nada agradável, certo? Dessa forma é um pouco da vida de uma pessoa com deficiência visual ou baixa visão.

No post de hoje, explicaremos para você com mais detalhes o que é um mapa tátil? E como deve ser instalado? Essa e outras questões você confere a seguir!

O que é um mapa tátil?

O mapa tátil é um instrumento que dar possibilidade para o deficiente visual ou baixa visão de se orientar sobre o curso de uma rota acessível. Ou seja, sem isto, o portador de deficiência visual não consegue se localizar e nem se mobilizar de forma mais independente.

Seu formato pode ser produzido em acrílico, PVC, ACM ou policarbonato. E as superfícies são horizontais ou inclinadas com até 15% em relação ao piso.

Todas as medidas, cores e materiais do mapa tátil pode ser customizado. Essa decisão ocorre por meio de uma consultoria ou seguindo um modelo padrão.

Se você ainda não viu um mapa tátil presencialmente, aconselho a presta atenção em alguns lugares bem comum como atrativos turístico, shopping center, bancos, museus, terminais rodoviários, metroviários, aeroviários, centros urbanos, alguns condomínios e faculdades.

Como devem ser instalado o mapa tátil?

Segundo a NBR 9050, que é uma norma da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – o mapa tátil tem que ser instalados a uma altura entre 0,90 m e 1,10 m, possuir uma reentrância na sua parte inferior no mínimo de 0,30 m e 0,30 m de profundidade, permitindo dessa forma a aproximação de uma cadeira de rodas.

Além disso, é preciso combinar texto em braile e alto-relevo, isto é, as trilhas e legendas sempre estará em alto-relevo no mapa tátil.

E ainda mais, seu custo de instalação é menor que 0,2% do investimento em um projeto total, mas infelizmente muitos lugares que consideram acessíveis ainda não contemplam recursos para quem é cego ou tem baixa visão.

Além do baixo investimento que o mapa tátil leva em um espaço comparado ao projeto todo, você cumpri com a norma NBR 9050 e garante uma igualdade a todos.

Vimos que o mapa tátil é uma ferramenta fundamental de auxílio para os deficientes visuais e também sua instalação segue uma norma essencial para um espaço mais acessível a todos.

Agora se você não sabe como torna sua empresa ou espaço mais acessível e quer começar hoje mesmo. É muito simples. Confira nossos serviços e entre em contato com a MS Acessibilidade & Comunicação pelo Whats App que vamos lhe ajudar.



Deixe uma resposta