A Importância da Sinalização de Elevador com o número do Pavimento ao lado do Batente

A sinalização de elevador tem sido extremamente vista com grande importância em diversos tipos de condomínios e empresas. Isso não é de se admirar, tendo em vista que muitas PCD’s (Pessoas com  Deficiência) estão em toda parte.

Essas pessoas (com deficiência principalmente visual) precisam de todo tipo de ajuda para que consigam agir por conta própria, sem a necessidade de ficar perguntando aos outros sobre tudo, o que se aplica também aos pavimentos de um elevador.

A importância da Sinalização de elevador

Pessoas com deficiência visual tem a capacidade de ler com as mãos, o que significa que eles podem de fato ter as mesmas informações tudo aquilo que nós temos, isto é, desde que estejam no idioma delas (braile).

Dessa forma, passamos a entender a real importância de se ter a sinalização de elevador com o número do pavimento bem ao lado do batente.

Isso porque as pessoas com deficiência visual precisam saber exatamente em que pavimento elas estão, para que isso sirva como um norte (ou bússola) para elas.  Por isso, essa informação precisa estar em um lugar acessível.

Por outro lado, se essa informação não estiver em um ambiente acessível, a pessoa pode acabar se perdendo pelo prédio.

Pense por exemplo em uma pessoa que deseje ir a uma empresa fazer uma consultoria, porém o escritório dessa empresa se encontra em um prédio empresarial, e junto dela, algumas pessoas entram no elevador.

Essas pessoas provavelmente irão para outros andares, daí, há a possibilidade de ela acabar saindo do elevador e parando em um andar que não é o seu.

Além disso, existe também a possibilidade de que uma pessoa aperte o botão que “chama” o elevador, e mais uma vez, o mesmo risco ocorre.

Assim, a única forma de ela não acabar se perdendo pelo prédio é através da informação em um lugar acessível, que identifique o pavimento em que ela se encontra.

Uma colocação e escrita consistente em todo o difícil

Ao contrário da visão global do ambiente, o sentido do toque permite que você explore apenas uma pequena área de cada vez.

Para evitar que pessoas com deficiência com baixa visão tenham que passar a mão ao longo das paredes em busca de uma inscrição, as informações em Braille devem ser posicionadas de uma maneira muito sistemática e consistente em todo o edifício.

No caso, as placas de sinalização do elevador devem estar todas localizadas na mesma altura, ao lado do batente.

Da mesma forma, se for decidido indicar os números dos andares nos corrimãos, a localização da etiqueta ou manga deve ser idêntica em todos os lugares.

E o mais importante, ele terá que ser amplamente conhecido para que a equipe esteja ciente e informe os visitantes por sua vez.

Dessa forma, a PCD não precisa ficar preocupado ou pedindo informações a outras pessoas vez pós vez, já que assim como qualquer pessoa, eles podem ser tímidos ou ficar constrangidos ao ter que pedir informação a alguém.

Logo, essa é uma situação que não deve ser negligenciada, principalmente por conta da norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 9050.

O artigo 5.4.5 da ABNT mais recente diz:

Conclusão

A colocação de sinalização de elevador ao lado do batente externo é algo que jamais deve ser negligenciado, pois ela é essencial pra prevenir acidentes e constrangimentos. Dessa forma, verifique se em seu prédio tem essa sinalização, e caso não, providencie o mais rápido possível, pois você não tem nada a perder fazendo isso.

 



Deixe uma resposta